4 TIPOS DE MASSA DE BOLO E SUAS DIFERENÇAS:
Hoje vamos falar sobre as 4 tipos de massa de bolo e suas diferenças e quando usar cada uma e com quais coberturas.
MASSA PÃO DE LÓ
O pão de ló é uma das massas mais utilizadas na confeitaria. Com seu sabor levinho, suave e saboroso, a massa é conhecida por não levar fermento — mas, no lugar desse ingrediente, levar uma grande quantidade de ovos, responsáveis por dar o volume fofo à massa. Estima-se que o pão de ló tenha sido criado na segunda metade de 1700, quando o cozinheiro genovês Giobatta Carbona, enviado a Espanha pelo masquês Domenico Pallavicino (nomeado embaixador em 1747 pelo rei da Espanha Fernando VI, presenteou o rei espanhol ), por ocasião de um banquete, com um bolo extremamente leve que designou como Pan di Spagna em homenagem à corte espanhola da época.
No quesito recheio, essa massa fica fantástica quando recheada com doce de leite, geleias, frutas frescas e até mousses. Porém, no caso de cobertura de pasta americana , pasta de leite ninho, o pão de ló não é recomendado, pois não conseguiria suportar o peso da pasta. Se for fazer essa massa, invista em deliciosas coberturas de chantilly, marshmallow ou até mesmo um maravilhoso naked cake!
MASSA GENOISE!
Trata-se da massa mais utilizada para fazer deliciosos rocambole . Com uma textura levinha, aerada e elástica, assim como o pão de ló, a genoise se difere por contar com manteiga derretida em seu preparo. Caindo muito bem com recheios e caldas, o naked cake também é um dos tipos de bolo que caem super bem com essa massa.
Massa Amanteigada
Precisando de uma massa estruturada para seus bolos de pasta americana e pasta de leite ninho?
Essa com certeza é a massa certa, massa amanteigada é a opção para aqueles lindos bolos de casamento de andares cobertos de fondant!
Se você procura uma massa capaz de suportar a pasta americana, a massa amanteigada é ideal! Bem estruturada, a massa feita à base de manteiga, veja bem, manteiga e não margarina , permitindo ainda que você a incremente com frutas e castanhas, por exemplo, sem que afundem na massa. Para quem ama um bolo úmido, essa massa também é a mais recomendada. Essa massa é levinha e super macia, porém não é de ficar na geladeira, já que a manteiga pode deixar sua massa com a textura mais firme se estiver gelada!
MASSA CHIFFON!
Se você precisa de uma massa com estrutura para um bolo Naked Cake e também para confeitar, essa massa é top!
Uma massa que finaliza seu preparo com claras em neve não tem como ser ruim, né? Além disso, a massa de chiffon conta com o óleo como um de seus ingredientes, garantindo que ela fique mais estruturada e mais úmida. Por suportar temperaturas mais baixas sem que isso altere a qualidade da massa, recheios gelados e coberturas como ganache ou até mesmo pasta americana são muito bem- vindas para embalar o sabor dessa massa! Hoje existem variações dessa massa, e talvez você até já use uma pensando que está fazendo um pão de ló.